O impacto do investimento coletivo digital no crescimento das empresas brasileiras: descubra como estão sendo alavancadas!

O investimento coletivo no âmbito digital ou fora dele não é nenhuma novidade, principalmente no Brasil. Você provavelmente já doou para ‘vaquinhas online’ ou já ouviu falar da modalidade que envolve a participação de grupos para a arrecadação de dinheiro. 

Com o tempo, as ‘vaquinhas online’ deram espaço também ao crowdfunding – palavra em inglês para investimento coletivo. 

É a mesma coisa? Basicamente, sim! O que muda aqui é o caráter mais formal de envolvimento entre as duas partes (quem investiu e quem busca o investimento), incluindo benefícios a cada um dos apoiadores que optaram por participar da concretização de metas específicas.

Com o intuito de acelerar processos comerciais importantes, milhares de empresas brasileiras visualizam o crowdfunding como a oportunidade ideal para impulsionar o crescimento das marcas em menos tempo – seja a expansão do negócio, construção de fábrica própria ou outros fins estratégicos.

Neste artigo, vamos focar na atuação do investimento coletivo no digital (o que o difere de vaquinhas offline) e como a modalidade tem desenvolvido o processo de comercializar tokens como a ‘moeda’ da parceria. 

Finalidades do crowdfunding

Crowdfunding é quando empresas, organizações ou indivíduos financiam um negócio sem meios tradicionais com pequenas doações de muitas pessoas. 

Ao receber o impulso necessário ao fluxo de caixa, esses empreendimentos podem sair do papel ou lançar novos projetos. 

A maioria dessas campanhas acontece por meio de plataformas de internet, estabelece prazos para quando o dinheiro pode ser arrecadado e divulga metas monetárias específicas.

Como acabamos de estabelecer, o crowdfunding funciona com um grande número de pessoas contribuindo financeiramente para um projeto de negócios, geralmente por meio de uma plataforma online. Daí a “multidão” no crowdfunding. Para que os investidores avaliem sua ideia, você precisará pensar sobre:

  • Criando uma descrição detalhada do produto ou serviço
  • Exatamente a quantidade que você precisa e por quê
  • O tipo de financiamento coletivo
  • Duração da rodada de investimento

Tipos de crowdfunding

  • Doação: O crowdfunding baseado em doação é quando as pessoas dão dinheiro a uma campanha, empresa ou pessoa sem receber nada em troca. 

Digamos que você crie uma campanha de crowdfunding para comprar novos equipamentos para sua empresa. As pessoas que lhe dão dinheiro o fazem para apoiar o crescimento do seu negócio e nada mais.

  • Dívida: as doações baseadas em dívida são empréstimos ponto a ponto (P2P), que é uma forma de crowdfunding. Nas doações baseadas em dívidas, o dinheiro prometido pelos apoiadores é um empréstimo e deve ser pago com juros em um determinado prazo.
  • Recompensas: é quando os doadores recebem algo em troca de suas doações. As recompensas variam de acordo com o tamanho da doação, o que incentiva contribuições maiores. 

Com base em quanto dinheiro os participantes doam para uma campanha, eles podem receber uma camiseta, o produto ou serviço – muitas vezes com desconto.

  • Equity: Embora algumas campanhas de crowdfunding não permitam que os patrocinadores possuam uma parte da empresa que estão apoiando, o crowdfunding baseado em equity permite que pequenas empresas e startups doem uma parte de seus negócios em troca de financiamento. 

Essas doações são um tipo de investimento, onde os participantes recebem ações do negócio com base em quanto dinheiro contribuem.

Muitas pessoas assumem que o crowdfunding é uma maneira fácil e gratuita de ganhar dinheiro, mas requer muito esforço para estabelecer um projeto que os financiadores percebam como um serviço valioso. 

O sucesso não é garantido e, à medida que o crowdfunding continua a ganhar popularidade, os patrocinadores tornaram-se mais perspicazes nos projetos que apoiam.

Com sua crescente popularidade e acessibilidade online, mais e mais pessoas estão se inscrevendo em plataformas de crowdfunding. 

Como acontece com a maioria das coisas na vida, quanto mais demanda, maior a oferta. Isso levou a várias plataformas de crowdfunding se ramificando e se especializando em determinados nichos. 

Isso significa que os empreendedores podem escolher entre uma ampla variedade de plataformas, com diferentes especializações, taxas, incentivos e comunidades.

Tradicionalmente, os empreendedores se deparam com dois problemas ao buscar investimento de capital:

  • Eles não se qualificam (taxa de crescimento lenta, baixo potencial para grande oferta pública imediata, etc.)
  • Há muito poucos capitalistas de risco para atender à crescente comunidade de empreendedores.

Se eles não conseguem arrecadar dinheiro pelos canais normais, a quem recorrer? Plataformas de crowdfunding, é claro! Eles preenchem a “lacuna de capital” deixada pelas instituições financeiras e investidores privados.

Benefícios do crowdfunding para investidores

Os investidores apreciam um empreendimento de baixo risco, e o crowdfunding oferece exatamente isso. 

Por não fazer parte do mercado financeiro, o investidor não precisa se preocupar com os efeitos da economia ou do mercado de ações impactando seu investimento.

É fácil investir em uma campanha de crowdfunding. Os investidores podem colocar dinheiro em um projeto ou empresa por meio de um processo online direto.

O crowdfunding de capital permite que os investidores financiem várias campanhas, o que os ajuda a expandir suas oportunidades financeiras e diversificar seus portfólios.

Onde entra a tokenização? 

A tokenização é a criação e comercialização de tokens não fungíveis, mas que neste caso representam frações ou a propriedade de um ativo físico (real, palpável). 

Um exemplo simples para você entender melhor: se você é proprietário legítimo de uma obra de arte, você tem o documento que assegura esse fato, correto?

Se a obra de arte existir apenas no digital, você ainda assim estará resguardado da propriedade e da legitimidade da obra em questão. 

Como isso se aplica às empresas? Vamos usar um exemplo de casa, de um dos clientes da KLA Invest: a BooDog, e-commerce (loja online) voltado para PETs com produtos artesanais de primeira linha. Esse projeto se encaixa na categoria ‘equity’ de investimento coletivo. 

Para acelerar a expansão comercial nacional e internacional – e também a existência de uma loja física – a gestão da empresa optou por oferecer cotas societárias aos apoiadores da marca, que além de serem presenteados com uma parte da empresa, também ganhavam um NFT exclusivo da BooDog. 

Sucesso de vendas, a coleção foi 100% vendida em menos de um mês no nosso sistema e os objetivos traçados anteriormente já estão saindo do papel com o valor angariado no projeto de crowdfunding – etapas que, normalmente, levariam mais tempo para serem finalizadas. 

As possibilidades de uso da tokenização são infinitas e para os mais variados segmentos. Isso já acontece no ramo da energia solar, da saúde, da construção civil e por aí vai. Além de envolver baixo custo de produção para os empresários. 

Neste caso, a tokenização conta com uma gestora de recursos responsável pela administração e o repasse do faturamento. Isso pode envolver o surgimento de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) ou outras formas de garantir a transparência do projeto. 

Ficou interessado em saber mais? Entre em contato com a KLA Invest via WhatsApp para conhecer os nossos projetos ou contar com a gestão perfeita para a inserção do seu negócio no universo do investimento coletivo: https://wa.me/message/VU34A2WNZVM6G1

2 thoughts on "O impacto do investimento coletivo digital no crescimento das empresas brasileiras: descubra como estão sendo alavancadas!"

  1. Marcelo Castro maio 20, 2023

    Olá! Preciso de capital para iniciar meus negócios, na área de sustentabilidade e geração de valor….

    • Kla Invest maio 23, 2023

      Olá Marcelo, agradecemos por seu interesse! Nossa equipe irá entrar em contato com você pelo e-mail de cadastro. Abraço!

Adicionar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.