ETFs de criptomoedas: tendência financeira?

Com o avanço da tecnologia, os investimentos se tornaram acessíveis. Atualmente, praticamente todo brasileiro com acesso à internet pode investir em ações, fundos imobiliários, fundos de investimentos, ETFs e muitos outros tipos de aplicações.


Isso tem mudado a forma como o brasileiro lida com suas finanças. Há algumas décadas, a única forma de investimento conhecida era a poupança. Agora, grande parte das pessoas, especialmente os mais jovens, já sabem que existem muitas outras opções mais vantajosas que a poupança.

Entre as opções mais interessantes, destacam-se as criptomoedas e as ETFs. Essas formas de aplicações estão revolucionando a forma de investir em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Ativos como Bitcoin e Ethereum trouxeram novas oportunidades de investimento, levando as pessoas a repensarem as formas de investimentos e do próprio dinheiro em si.

Além disso, surgiram os fundos de índice, também conhecidos como ETFs (Exchange-Traded Funds). Esses fundos são negociados em bolsa, de uma forma muito similar à das ações, porém, na verdade, são fundos de investimentos, oferecendo diversificação aos investidores.

As ETFs tentam replicar um índice específico, como por exemplo:

  • IVVB11, que se baseia nas 500 principais ações da Bolsa dos Estados Unidos;
  • BOVA11, que replica a Ibovespa;
  • SMAL11, que reflete o índice das empresas com menor capitalização listadas na B3.

Com a função de proporcionar mais uma opção aos investidores, recentemente, foram criadas ETFs de criptomoedas, que se baseiam nos índices das principais criptomoedas no mercado. Dessa forma, é possível entrar no mercado de criptomoedas de uma maneira mais segura e diversificada.

Assim, investidores que desejam entrar no mercado de criptomoedas, mas ainda sentem algum receio, podem optar por essas ETFs, que oferecem uma maneira mais segura para o primeiro contato com ativos como Bitcoin e Ethereum.

Portanto, as ETFs de criptomoedas podem ser a oportunidade perfeita para quem deseja diversificar seus investimentos, através de um fundo que faça essa intermediação entre o mercado financeiro tradicional e o emergente mercado das criptos.

O que são ETFs de Criptomoedas?

As ETFs de criptomoedas são como um fundo de investimento que tem por objetivo obter lucro através da valorização das criptos. É como uma “cesta de produtos”, que permite a uma pessoa investir em diversos cripto ativos de uma vez só.

Ao invés de você ter que ficar pesquisando e investindo em diversas criptos, você pode investir em uma única ETF, que vai diversificar seu investimento em diversas criptomoedas. 

Assim como os fundos de investimentos, as ETFs de criptomoedas facilitam a aplicação em diversos ativos. Assim, você não precisa ficar gerenciando várias criptomoedas pessoalmente. Para isso, você teria que ter um bom tempo livre para estudar as opções e administrar sua carteira.

As ETFs são negociadas em bolsa de uma forma muito similar às ações. Assim, você pode fazer transações rapidamente e de maneira simplificada.

Se você é iniciante em investimentos, principalmente no mercado de criptomoedas, saiba que as ETFs de criptomoedas são uma maneira simples e rápida de você ter acesso a este promissor mercado.

Você consegue investir em ETFs de criptomoedas através das corretoras tradicionais. Dessa forma, você não precisa criar carteiras digitais específicas. Se você já é um investidor, basta acessar a plataforma de sua corretora preferida e buscar pelas ETFs.

Uma das maiores vantagens em investir em ETF de criptomoeda é que você diversifica seu investimento com uma única aplicação, diminuindo os riscos. Dessa forma, se uma criptomoeda não performar bem, seu investimento pode ser compensado pela performance de outro ativo que compõe a ETF.

Para os investidores preocupados com as regulamentações do mercado de investimentos, vale a pena destacar que as ETFs são regulamentadas e seguem diretrizes claras. Por outro lado, o próprio mercado das criptos ainda passa por adaptações em vários lugares do mundo. 

Vale destacar, porém, que é importante entender como uma ETF é composta. Se uma ETF concentra sua seleção em uma criptomoeda específica, analise se isso não pode ser um risco potencial.

Após essa análise, faça a escolha ideal para você. Inicialmente, realize pequenos aportes e, conforme você for analisando o desempenho da ETF escolhida, aumente sua posição na opção escolhida.

Qual o cenário atual?

O brasileiro tem investido cada vez mais. São vários os motivos que levam a população a buscar alternativas para suas finanças. Um exemplo é o crescente número de corretoras e o aumento na quantidade de publicidade em redes sociais sobre investimentos.

No segundo semestre de 2023, o presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Ademir A. Correa Júnior, explicou que, embora a principal busca seja por títulos de renda fixa, o cenário é positivo para investimentos em ações e outros ativos de renda variável.

Na busca por novas oportunidades, os brasileiros estão investindo mais em criptomoedas também. O site cointelegraph.com aponta que o relatório  “Decodificando as Criptomoedas – Onda 7”, produzido pela plataforma Toluna, mostra que o Brasil tem o maior percentual de investidores em criptomoedas do mundo.

A matéria indica que o principal motivo que leva o brasileiro a investir em criptomoedas é a perspectiva a longo prazo. Cerca de 37% das pessoas acreditam que os cripto ativos são uma maneira de investimento estável a longo prazo.

Vale destacar, porém, que essa tendência é global. Tanto que o número de ETFs de criptomoedas tem crescido em todo o mundo. Todas essas ETFs alcançaram bilhões de dólares em ativos sob gestão em um curto período de tempo.

Muitos países já desenvolveram sua regulação sobre as criptomoedas e suas ETFs. Nos Estado Unidos, por exemplo, a aprovação foi um processo lento, pois os investidores apresentavam preocupações sobre questões de mercado e regulamentação. 

Porém a aprovação de ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos foi vista como um grande passo para a legitimação dos investimentos em criptomoedas.

Por outro lado, no Brasil e no Canadá, esse processo foi mais ágil, facilitando a criação de ETFs de criptomoedas para o mercado interno. O interesse e a demanda dos investidores exigiram posturas diferentes.

Essa agilidade na regulação, adotada em alguns países, facilitou o surgimento de ETFs de criptomoedas que logo se destacaram no mercado, como a Purpose Bitcoin ETF, no Canadá, que logo se tornou tendência. Dessa forma, as portas se abriram para que novas ETFs de criptomoedas fossem criadas.

Investir em ETFs de criptomoedas é seguro?

Apesar dos altos e baixos, comuns no mercado de renda variável, as ETFs de criptomoedas se mostraram eficientes a longo prazo. A facilidade de acesso atrai investidores experientes e novatos, dando liquidez ao produto.

As ETFs de criptomoedas facilitam o acesso do público em geral ao mercado das criptos, proporcionando mais uma opção para a diversificação em carteira. 

Portanto, se você quer se aproximar do mercado de criptomoedas, mas ainda não se sente confortável para fazer investimentos neste setor por conta própria, as ETFs podem ser a oportunidade perfeita para você começar a investir em criptomoedas.

Conforme este tipo de investimento se populariza, a regulamentação em todo o mundo vai ocorrendo em ritmo acelerado. Governos e órgãos que regulamentam e fiscalizam o mercado financeiro trabalham para garantir mais segurança aos investidores.

A maior preocupação é com a segurança de dados e com o surgimento de novas criptomoedas ao redor do mundo, para que as futuras criptos não se tornem uma bolha para os investidores.

A coluna dorsal das criptomoedas é a tecnologia conhecida como blockchain, que mantém uma lista de registros, e consegue administrar o crescente número de registros. Seria como um grande livro que registra todas as transações realizadas.

Dessa forma, qualquer pessoa do mundo pode conferir as transações realizadas. Assim, esses registros são descentralizados, transparentes e seguros, pois todos têm acesso a essas informações.

Essa tecnologia está em constante evolução. Além disso, novas tecnologias tornam as criptos ainda mais seguras e transparentes. 

A expectativa é que a desconfiança em relação às criptos diminua e o próprio mercado estimule a demanda por esses ativos. Conforme as criptomoedas se mostrem seguras e confiáveis, a tendência é que o mercado, inclusive o de varejo, as aceite para transações diárias.

Assim, as ETFs de criptomoedas têm potencial para se tornarem uma boa forma de investimento. 

Vale destacar, porém, que as ETFs de criptomoedas seguem a dinâmica da renda variável. Dessa forma, os ganhos passados não são garantia de ganhos futuros.

Olhando o cenário atual, podemos visualizar um mercado sólido e transparente para os próximos anos.

Conclusão

As ETFs de criptomoedas podem servir de ponte inicial entre investidor e o mercado de criptomoedas, pois elas funcionam de forma regulamentada e são menos complexas do que o mercado direto de cripto ativos. Dessa forma, o investidor pode acessar este mercado sem a necessidade de criar carteiras digitais ou realizar transações complexas.

Como as ETFs seguem regulamentação própria e são negociadas em bolsa, elas são fáceis de serem negociadas, com boa liquidez e estruturação sólida.

Vale ressaltar, porém, que por se tratar de um mercado de renda variável, é preciso que o investidor esteja atento à volatilidade do setor. A evolução desta tecnologia e a falta de uma regulamentação comum em todo o mundo são fatores que precisam ser acompanhados.

Por outro lado, a facilidade de negociação das ETFs e a regulamentação que este tipo de investimento possui pavimentam um caminho sólido para quem deseja diversificar sua carteira. 

As negociações das ETFs são mais transparentes e simples do que o mercado de criptos. Por isso, este é considerado o melhor caminho para quem deseja realizar seus primeiros aportes neste nicho.

Antes de iniciar seus investimentos em ETFs de criptomoedas, é importante que você acompanhe o mercado e as notícias sobre este assunto por um tempo. Leia artigos e análises em sites confiáveis e técnicos. Dessa forma, você poderá fazer suas primeiras aplicações com confiança.

Portanto, se você quer diversificar sua carteira e pensa em buscar novas oportunidades, talvez, o mercado das ETFs de criptomoedas seja uma boa opção. 

Adicionar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.