Democratizando o Mercado de Capitais: Abertura de Oportunidades para Pequenos Investidores

Entenda o que é, como funciona e quais são os objetivos do mercado de capitais no sistema financeiro nacional. Neste blogplost você irá compreender como o mercado de capitais pode ser democratizado e acessível para pequenos investidores com o processo de tokenização de ativos digitais na blockchain e forma de giro de economia.

Entenda o mercado de capitais

O segmento do sistema financeiro nacional responsável por intermediar transações do mercado mobiliário é o mercado de capitais. Em outras palavras, é o ato de mediar negociações de captação de recursos de longo prazo entre organizações em expansão e investidores interessados. Nesse momento, os investidores podem aplicar seus recursos em diferentes ativos ou títulos de dívida, também conhecidos como debêntures, entre outros, com o intuito de obter retornos financeiros. Tais transações são regulamentadas e fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários, CVM.

O mercado de capitais é formado por bolsas de valores, corretoras de valores e instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Ele pode ser classificado em mercado primário e mercado secundário.

O mercado de capitais primário é caracterizado pela relação de negociação entre investidor e empresa. Nesse momento, o valor mobiliário é ofertado pela primeira vez, como nas ofertas públicas iniciais (IPO em inglês). Já o mercado secundário é marcado pela relação entre investidores, ocorrendo a troca de titularidade após a compra na bolsa de valores.

A principal finalidade do mercado de capitais é facilitar a captação de recursos financeiros para organizações privadas ou públicas e também fornecer oportunidades para pessoas físicas ou jurídicas que desejam aplicar seu capital. Dentre as muitas funções do mercado de capitais, podemos destacar algumas:

  1. Aplicação de recursos: Resumidamente, o mercado de capitais capta, distribui e aplica recursos financeiros. Isso ocorre por meio das negociações no mercado, assim, o capital arrecadado é direcionado para organizações e projetos que possuem grande potencial de crescimento e retorno financeiro. Dessa forma, os recursos são utilizados de forma produtiva.
  2. Financiamento de organizações: O mercado de capitais permite que organizações obtenham financiamento para suas atividades, expansão do negócio ou até mesmo compra de outra instituição, em troca de participação nos lucros e crescimento da companhia.
  3. Liquidez e formação de preços: Há a possibilidade de negociação de compra e venda entre investidores no mercado de capitais, favorecendo a liquidez dos valores mobiliários. As negociações no mercado permitem a formação dos preços com base na oferta e demanda, refletindo as expectativas dos investidores.
  4. Transparência: O mercado de capitais incentiva boas práticas de governança corporativa e a transparência. É mandatório para empresas listadas em bolsas de valores divulgar regularmente informações financeiras e operacionais, assim, os investidores podem tomar decisões baseadas nos dados divulgados. Além disso, a supervisão do órgão regulamentador, CVM, garante a integridade do mercado.

Entretanto, para participar de projetos do mercado de capitais como investidor, é necessário um aporte financeiro muito alto, o que não é acessível a investidores com baixo capital disponível. Porém, para aqueles que desejam aplicar recursos em projetos como esse e não possuem o valor mínimo de entrada, o ideal seria o investimento coletivo, também conhecido como crowdfunding.

O crowdfunding pode ser explicado como a união de indivíduos ou organizações jurídicas que arrecadam determinado valor financeiro em certo tempo para que esse valor seja aplicado em algum projeto. O mesmo ocorre online e pode ser de várias categorias, com ou sem retorno financeiro. Se você já contribuiu com uma vaquinha online para ajudar alguma pessoa ou causa, você participou de um investimento coletivo e, nesse caso, é considerado investimento de doação, já que não há retorno de lucros após a aplicação do dinheiro. Por outro lado, há investimentos coletivos ‘equity’ em que é possível financiar projetos específicos de empresas, nas quais a empresa cede parte de seu lucro em troca de financiamento. Então, ao aplicar um certo valor, você recebe uma parte daquela empresa e pode obter lucros proporcionais ao valor aplicado.

A KLA Invest pode te ajudar com isso. Possuímos projetos de investimento coletivos tokenizados, representados por NFTs e registrados em blockchain.

Não entendeu? Não tem problema, vamos explicar como isso funciona!

Vamos supor que você queira participar de um dos nossos projetos de investimento coletivo. A primeira coisa que você precisa saber é que antes de lançarmos um projeto, nossa equipe de especialistas analisa cuidadosamente cada perspectiva da empresa responsável pelo projeto e sua viabilidade de sucesso. Dessa forma, garantimos projetos sólidos com grande potencial de retorno. Segundo, você não precisa de muito dinheiro para investir, cada projeto é único e tem um valor mínimo para investimento, que pode ser a partir de R$500,00, lembrando que os retornos de lucros são diretamente proporcionais ao valor investido.

Assim, ao optar por investir no projeto, você irá adquirir uma parte da empresa e essa parte é representada por um NFT, que significa ‘token não fungível’ da sigla em inglês. Esse token nada mais é do que a representação do investimento realizado. Em seguida, é criado um smart contract (contratos inteligentes), registrado em Blockchain, garantindo todos os benefícios e direitos do investidor. E, por fim, a tokenização é o processo de converter a empresa em frações digitais, os NFTs.

Com esse processo, a KLA está impulsionando a transformação e democratização do sistema financeiro. Dessa forma, tornando-o mais acessível para todos, independentemente do capital disponível, possibilitando que qualquer um possa aplicar seus recursos em projetos de investimento coletivo. Essa modalidade não se limita a investidores individuais, mas também promove uma economia inclusiva e diversificada, resultando no crescimento e sucesso a longo prazo das empresas que são beneficiadas pelos financiamentos.

Junte-se a nós nesse movimento, clique aqui para falar com um de nossos especialistas para tokenizar ou investir em um projeto.

Adicionar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.