Como o mercado livre de energia impacta na economia

A relação entre produção de energia elétrica e o consumo dessa energia ainda é um assunto delicado em vários países. Até o presente momento, o Brasil não é capaz de produzir toda a energia necessária para suprir a demanda de consumo nacional, por isso, novas formas de produção e comercialização de energia são desenvolvidas. Hoje vamos falar do Mercado Livre de energia, como você pode contribuir e participar desse modelo e ainda ter economia no custo da sua conta no fim do mês. 

Entenda o Mercado de Energia

Já sabemos que no cenário atual, a busca por fontes de energia sustentáveis, renováveis e eficientes tem sido uma prioridade em todo o mundo. No Brasil, enfrentamos um déficit de fornecimento de energia em 20%, diante disso, o mercado de energia elétrica enfrentou uma série de transformações.

Uma delas é o Mercado  Livre de Energia, uma oportunidade de oferecer diferentes modelos de fornecimento aos consumidores. Vamos explorar os diversos modelos de fornecimento de energia no mercado livre brasileiro, destacando suas vantagens e o impacto econômico que eles proporcionam.

O Mercado Livre de Energia é uma alternativa ao tradicional mercado regulado de energia elétrica. Aqui, os consumidores e empresas possuem a liberdade de escolher seus fornecedores e negociar contratos de compra de energia diretamente com geradores e comercializadores. Esse sistema permite maior flexibilidade e personalização de acordos, tornando-o atrativo para diversos perfis de consumidores.

No Brasil contamos com dois formatos de comercialização de energia: regular e livre. Entenda cada um deles:

  • Ambiente de Contratação Livre – ACL: Neste modelo, os consumidores têm autonomia para negociar contratos diretamente com os geradores ou comercializadores de energia, de forma livre e direta. Proporcionando assim, maior flexibilidade na escolha de fontes de energia, prazos contratuais e preços. Grandes indústrias e empresas com alta demanda energética podem  migrar para esse ambiente, deixando de ser atendidos por concessionárias de distribuição que atuam no mercado regulado (já iremos explicar sobre ele) e então, se beneficiar ao reduzir seus custos e redirecionar os recursos poupados para outras frentes do negócio.
  • Ambiente de Contratação Regulada – ACR: Neste ambiente, a negociação de compra e venda de energia elétrica é realizada sob a regulamentação e controle de órgãos reguladores do setor energético ou governo. Nesse modelo, a comercialização de eletricidade segue regras e tarifas definidas pelas autoridades, e os consumidores são atendidos pelas concessionárias de distribuição, que obtêm o monopólio da prestação do serviço em suas áreas de atendimento.

As vantagens e impactos econômicos de cada categoria 

Seja você consumidor de energia vinda de um fornecimento regulado ou livre, ambos os modelos possuem características únicas e suas vantagens, vamos conferir algumas a seguir:

  1. Incentivo às fontes renováveis: Com a possibilidade de escolher suas fontes de energia, o mercado livre incentiva o uso de fontes renováveis, contribuindo para a sustentabilidade e a redução das emissões de carbono.
  1. Flexibilidade de negociação: Nos modelos de fornecimento do mercado livre, a flexibilidade de negociação é uma vantagem significativa. Os consumidores podem customizar contratos de acordo com suas necessidades, escolher fontes de energia renovável e até mesmo explorar momentos estratégicos para a compra.
  1. Redução de custos: A possibilidade de negociar preços diretamente com os fornecedores pode levar a uma redução de custos, principalmente para empresas com alta demanda. Isso contribui diretamente para a competitividade das indústrias no mercado global.
  1. Promoção da competitividade: A abertura do mercado de energia estimula a concorrência entre os fornecedores, o que pode levar a melhorias na qualidade do serviço e à oferta de produtos e soluções inovadoras.
  2. Proteção contra oscilações: No mercado livre, há possibilidade de proteção contra as variações nos preços da energia. Uma vez que os contratos podem ser estabelecidos em prazos mais longos, é possível garantir/proporcionar maior previsibilidade financeira para os consumidores. 

O Mercado Livre de Energia no Brasil proporciona uma abordagem inovadora para o fornecimento de energia elétrica, oferecendo modelos flexíveis que se adaptam às necessidades de diferentes consumidores. As vantagens incluem flexibilidade, redução de custos, estímulo às fontes renováveis e impulso ao dinamismo econômico. Ao abraçar essa transformação, as empresas não apenas otimizam seus gastos, mas também contribuem para a construção de um setor energético mais sustentável e competitivo.



Como suprir a necessidade energética no Brasil 

Como já mencionamos no início deste blog, há anos o Brasil enfrenta carência no fornecimento de energia, o que justifica aumentos significativos no valor.  Para tentar reduzir o consumo, o governo e entidades responsáveis cobram taxas adicionais para consumo acima de determinada demanda, podemos identificar isso nas alterações da bandeira de amarela para vermelha em nossa conta. 

Uma das formas para reduzir os custos do consumo de energia, usuários buscam constantemente formas de produzir a própria energia e uma delas é a energia solar. Caso você não saiba, a energia fotovoltaica já é utilizada desde 1980, pela NASA, nas estações espaciais, porém seu uso só se popularizou no fim dos anos de 2010. 

Por ser uma fonte de energia limpa e renovável, há muitas vantagens no uso nesse tipo de energia, inclusive, temos um blogpost dedicado apenas a esse tema, se tiver interesse, você pode ler clicando aqui

Como o mercado de energia reflete na economia

Voltando ao mercado de energia, como nosso país necessita de mais energia do que é capaz de produzir, acabamos sendo prejudicados por aumentos nas taxas de consumo. Uma alternativa para baratear os custos do consumo é a produção da própria energia, como a instalação de painéis solares em empresas, indústrias, condomínios, hotéis e até mesmo residências. Dessa forma, ao produzir sua própria energia, além de uma economia média de 35% na sua conta ao final do mês, você incentiva e  contribui para o meio ambiente. 

Falando em consumo, sabia que se você produzir mais energia do que você consome, você receberá créditos por isso?

“Como assim, redatora? Vou produzir energia limpa, economizar e ainda ganhar dinheiro com isso?”

Calma! Vou explicar.

Quando você instala painéis solares no seu imóvel (independente se for comercial ou residencial), você passa a produzir e consumir a energia gerada pelo seu próprio painel e não a energia produzida pela concessionária. Só por esse fato você já estará economizando seu dindin. 

Agora, se você produzir mais energia do que consumir, a concessionária da sua região compra essa energia excedente e você recebe créditos. Ou seja, você não vai receber dinheiro da concessionária na sua conta bancária, mas você terá um crédito que será abatido nas contas dos próximos meses. Lembrando que há períodos do ano, como verão, em que teremos mais incidência de luz solar, o que aumenta a produção energética. A compensação dos créditos de energia são feitos em meses onde a incidência solar é menor, como no inverno, quando a produção de energia está comprometida. 

Nesse sistema, você paga apenas as taxas administrativas para a concessionária e terá economia significativa. Prefeituras de algumas cidades oferecem incentivos a esse tipo de projeto nas cidades, como redução no IPTU, por exemplo.

Como a KLA Invest está mudando o fornecimento de energia no Brasil

Por meio do nosso projeto de investimento coletivo, nós estamos financiando a construção de 10 micro usinas de energia fotovoltaica no Rio Grande do Sul. Dessa forma, estamos contribuindo com a produção de energia limpa e também ajudando no déficit que o Brasil enfrenta.

Caso queira participar desse movimento, nessa página temos as informações completas! (:

Até a próxima! 

Sobre a KLA Invest

A Kla Invest é uma empresa líder no setor de tecnologia blockchain, especializada em soluções de tokenização de ativos e captação de recursos por meio de Equity Tokens.  Com uma ampla rede de projetos e investidores, ela está comprometida em impulsionar a inovação e democratizar o acesso ao mercado financeiro. Para mais informações, entre em contato com a KLA através do site klainvest.com.

Adicionar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.