Como a tokenização impulsiona negócios

Tokenização de ativos está cada vez mais popular e acessível para investidores entusiastas e experientes. Com esse processo, você pode transformar ativos físicos em digitais e usá-los como forma de representação de sua cota de participação em investimentos, negócios e até mesmo obras de arte. Se você é investidor ou empreendedor, este conteúdo é perfeito para você, com motivos para você investir nesta modalidade e até mesmo tokenizar o seu negócio. Confira também como a KLA Invest, sua tokenizadora de ativos digitais e parceira de negócios.

O que é tokenização  

A tokenização consiste no processo em que um ativo físico é convertido em tokens não fungíveis, os chamados NFTs. Esses tokens digitais são registrados em uma blockchain ou outro registro digital distribuído. Esses tokens são a representação de uma propriedade, participação ou direitos sobre o ativo subjacente e podem ser transferidos, negociados e registrados de forma transparente e segura na tecnologia blockchain.

A tokenização é frequentemente associada a ativos como imóveis, obras de arte, ações, títulos, commodities e até mesmo moedas fiduciarias. A tokenização oferece diversas vantagens, como:

  • Fracionamento de ativos: Os ativos podem ser divididos em partes menores, permitindo que um maior número de investidores tenha acesso a investimentos que anteriormente poderiam ser muito caros ou inacessíveis a investidores com diferentes capitais disponíveis.
  • Negociação facilitada: Os tokens podem ser facilmente negociados em mercados secundários, o que pode aumentar a liquidez dos ativos tokenizados.
  • Transparência e segurança: A blockchain oferece um registro imutável e transparente das transações, reduzindo a possibilidade de fraudes e erros.
  • Redução de custos: A eliminação de instituições intermediárias e a automação de processos podem reduzir os custos associados à negociação e à transferência de ativos.
  • Acesso global: A tokenização pode permitir que investidores de todo o mundo acessem ativos previamente restritos a determinadas regiões geográficas.

A tokenização possui o potencial de revolucionar a forma como os ativos são comprados, vendidos e negociados, ela também está sujeita a regulamentações e desafios técnicos. Agora, vamos compreender as considerações legais da tokenização no Brasil e no mundo, que garantem a sua segurança e do seu investimento também.

Tokenização sob perspectiva legal     

O Brasil é um dos países pioneiros na tokenização de ativos digitais.  No nosso país temos duas formas de regulamentar a tokenização, dependendo do tipo de ativo que está em processo. Em caso de ativos comuns, a própria corretora é capaz de regulamentar o token. Porém, em casos de tokens que representam um bem de valor como uma cota de participação em um investimento, um atleta ou até mesmo obras de arte, é regulamentado pela CVM, nossa Comissão de Valores Mobiliários.

O Brasil se destaca como um dos países pioneiros na adoção da tokenização de ativos digitais, um avanço que está moldando o cenário dos investimentos e das finanças. Em nosso país, existem duas abordagens distintas para a regulamentação da tokenização, dependendo do tipo de ativo envolvido.

Quando se trata de ativos digitais comuns, os tokens que não representam participações significativas em ativos físicos, as próprias corretoras têm a capacidade de regulamentar o token. Isso significa que as corretoras podem, de forma relativamente autônoma, gerenciar e regulamentar esses ativos, observando as diretrizes e regulamentos aplicáveis para garantir a segurança.

No entanto, quando falamos de tokens que representam participações em ativos de valor substancial, como uma cota de participação em um fundo de investimento, a representação de um atleta, ou até mesmo obras de arte, a regulamentação é mais complexa e estruturada. Nesses casos, a responsabilidade recai sobre a Comissão de Valores Mobiliários, a CVM.

A CVM desempenha um papel crucial na regulamentação e supervisão desses tokens, garantindo que eles cumpram os requisitos estabelecidos pela legislação brasileira. Isso é fundamental para proteger os investidores e garantir que esses ativos tokenizados sejam negociados com transparência e conformidade com as normas vigentes.

Essa diferenciação na regulamentação, dependendo do tipo de ativo, reflete a complexidade e a diversidade do ecossistema de tokenização no Brasil. Ao mesmo tempo em que promove a inovação e a acessibilidade a ativos digitais, o país se mantém vigilante em relação à segurança e à integridade do mercado financeiro. A tokenização está, sem dúvida, redefinindo a forma como investimos e interagimos com os ativos financeiros, e o Brasil está desempenhando um papel ativo nessa revolução financeira.

Tokenização, sua oportunidade financeira

A tokenização é uma excelente oportunidade para captar recursos financeiros e ao mesmo tempo, aplicar seu capital. Agora, vamos te mostrar os dois lados da tokenização.

Sou empreendedor 

Se você é um empreendedor e está buscando uma forma inovadora, simples e menos burocrática para receber mais capital para aplicar na sua empresa, te apresento o crowdfunding tokenizado.

(crowdfunding significa investimento coletivo em que alguns investidores aplicam seus recursos em determinado ativo, este crowdfunding pode ser filantrópico, como no caso das vaquinhas digitais ou pode ser equity, que é quando você investe seu dinheiro e recebe um retorno depois de um determinado tempo, podendo ser retornos periódicos ou únicos)

O crowdfunding tokenizado é quando uma empresa precisa de recursos para desenvolver novo produto, contratar novos talentos ou até mesmo expandir seu negócio, abre mão de uma parcela de seus lucros em troca da participação do investidor. Quando o investidor investe em uma oportunidade como essa, ele adquire uma cota de participação e sua cota é representada por um NFT, um token não fungível. Esse NFT garante e assegura a cota do investidor e assim, o mesmo vai ter direito a receber os dividendos referentes à esta atividade.

Essa é uma grande vantagem para o empreendedor, já que o mesmo recebe um grande capital para viabilizar e expandir o seu negócio, garantindo seu sucesso.

Sou investidor 

O crowdfunding tokenizado é uma grande oportunidade também para investidores, já que eles têm a possibilidade de lucrar a longo prazo com um único aporte, garantindo renda extra e construção do seu próprio patrimônio, sem a necessidade de precisar atuar no negócio. Ou seja, são rendimentos a longo prazo, com seu dinheiro trabalhando por você.

Se interessou pelo assunto? Aqui estão 7 motivos para você tokenizar o seu negócio!

KLA Invest, sua tokenizadora de ativos digitais 

Se você se interessou pelo tema, saiba que a KLA Invest é sua tokenizadora de ativos digitais e parceira de negócios. Nossos projetos de crowdfunding tokenizado estão democratizando o acesso ao mundo dos investimentos, permitindo que investidores dos mais diversos perfis e capitais disponíveis possam investir e construir uma jornada financeira de sucesso com apoio dos nossos especialistas do mercado financeiro. 

Conheça todos os nossos projetos de tokenização e investimento coletivo clicando aqui.

Adicionar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.