A blockchain e seu papel na segurança de transações financeiras

A tecnologia blockchain está ganhando cada vez mais espaço no setor de finanças. Até mesmo instituições tradicionais já começaram a debater sua adesão. No artigo a seguir, saiba o que é a blockchain, como funciona e qual seu impacto para o mercado financeiro.


O mercado das finanças sempre foi e sempre será um dos principais alvos de golpes e fraudes. Isso se repete tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, incluindo também instituições do setor.

Com o avanço não só das tecnologias, mas também da adesão do público às suas facilidades, oito em cada 10 transações financeiras feitas no Brasil são totalmente digitais. A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária também levantou outro dado interessante. Em 2022, os bancos registraram cerca de 163,3 bilhões de operações em seus canais eletrônicos.

A transição da movimentação bancária para plataformas virtuais teve como consequência a migração também dos crimes e fraudes financeiras. 

Os sistemas financeiros tradicionais aumentam continuamente seus investimentos em segurança bancária e prevenção a fraudes: segundo informações da Agência Brasil, entre 2022 e 2023, o investimento foi de, em média, R$3,5 bilhões unicamente para este fim. No entanto, ainda assim, as ocorrências de pessoas sendo expostas a criminosos digitais continuam sendo muito frequentes.

Em 2023, a NordVPN, empresa especialista em segurança cibernética, conduziu uma pesquisa própria e descobriu que a cada dez brasileiros, sete já foram alvos de pelo menos um golpe financeiro aplicado por meios digitais.

Diante desse cenário tão desafiador e que pode despertar desconfiança em relação à proteção de investimentos, temos a blockchain ganhando cada vez mais relevância pelo seu alto nível de segurança e possibilidades de aplicação no mercado financeiro.

Além do seu diferencial incomparável para evitar crimes virtuais, a blockchain também oferece o potencial de muito mais agilidade, lucratividade e praticidade para o mundo dos negócios.

Blockchain e transações virtuais seguras

A blockchain começou a ser explorada junto com o surgimento do bitcoin, a utilização de moedas virtuais e a descentralização das finanças.

De lá para cá, a tecnologia blockchain ganhou popularidade, fez parte de projetos de uma infinidade de empresas e se tornou indispensável para segmentos como o de investimentos alternativos

Para alguns especialistas em tecnologia, a expansão da blockchain poderá chegar, no futuro, até mesmo nos modelos bancários tradicionais.

A seguir, você pode conhecer um pouco mais esse sistema e como é seu impacto na cibersegurança de operações financeiras.

O que é blockchain?

A blockchain é como um sistema que permite o registro, a validação e o rastreamento de transações feitas digitalmente.

Cada uma dessas transações é, de forma simplificada, o envio e recebimento de informações e dados que são criptografados e registrados em blocos em cadeias.

Podemos dizer que a blockchain tem uma semelhança com um livro razão (muito utilizado na contabilidade), onde há o detalhamento completo de uma transação, por exemplo, quem é o pagador e o recebedor e qual a quantidade de moedas envolvidas. No entanto, para além de assemelhamos esses registros, a blockchain é intrinsecamente diferente de quaisquer outros ambientes digitais

A blockchain registra milhões de transações em segundos ao redor do mundo.

Principais características

Mais a frente neste artigo, você terá uma visão geral do funcionamento da tecnologia blockchain. 

Para começar, é interessante conhecer seus atributos centrais.

  • Inúmeros supercomputadores compõem uma rede digital que, por conta de sua alta capacidade de processamento, geram e aprovam transações em um tempo muito inferior a qualquer outro ecossistema virtual.
  • Cada um desses computadores atua como um servidor, tendo, em tempo real, as mesmas informações dos demais. O resultado é um banco de dados distribuído, descentralizado.
  • O uso combinado de criptografia com um sistema de consenso distribuído, que explicaremos mais adiante, garante que todas as transações são autênticas e seguras.
  • As transações aprovadas são registradas gerando um bloco de informações que se conecta ao anterior e assim sucessivamente, resultando em uma cadeia imutável de dados.

Como funciona a blockchain?

A movimentação de informações e a criação da cadeia de dados da blockchain ocorrem em um modelo complexo e com muitas etapas. É por conta desse mecanismo que essa tecnologia atinge o máximo nível de segurança cibernética.

Resumidamente, é nessa sequência que funciona a tecnologia blockchain no registro de uma transação:

  1. Alguém faz uma solicitação de transação para a blockchain
  2. Um bloco de dados é criado representando a transação
  3. Acontece a difusão desse bloco para todos os supercomputadores que compõem a rede. Tais computadores de alta capacidade são chamados de nós.
  4. A validação das informações no bloco e da transação é feita por todos esses nós. Isso é o consenso distribuído que mencionamos mais acima.
  5. O bloco é adicionado à blockchain e contém, além de seu próprio hash (sua identificação única), o hash do bloco anterior.
  6. A transação é verificada e executada

Pode parecer um processo longo mas, na verdade, ele é incrivelmente rápido.

Outro ponto importante que devemos destacar é que, apesar de todos os nós da rede participarem da verificação das movimentações, nenhum deles sabe quais outros também atuam no processo. Códigos extensos protegem essas informações, garantindo ainda mais a segurança e validade das transações.

Na medida que novas transações resultam na inclusão de novos blocos na rede blockchain, mais segura ela fica. Isso acontece por conta de cada bloco carregar a identificação do anterior.

Imagine o último bloco; ele traz a hash do que veio antes dele, que também inclui o hash do anterior e assim sequencialmente. Mesmo com tecnologias avançadas, quebrar a criptografia de apenas um bloco poderia demorar décadas. 

Imutabilidade, transparência e criptografia

Pela maneira que a cadeia da blockchain opera, cada registro de transação é permanente.

A partir da geração de um bloco de dados, ele não se desfaz ou se altera. Essa é a imutabilidade, é um dos diferenciais contra a prevenção de fraudes em investimentos.

A transparência vem por conta da acessibilidade e visibilidade, em tempo real, das informações registradas via blockchain por todos os participantes da rede. Além disso, por ser impossível mudar os registros digitais, as transações podem ser facilmente auditadas.

Cada código na estrutura de blocos do ambiente da blockchain funciona como uma chave única, gerada entre milhões de combinações existentes. A criptografia aplicada aqui é a mais avançada atualmente, de alto nível e com algoritmos complexos.

O mercado financeiro viveu grandes transformações a partir da chegada da tecnologia blockchain

Como é o caso com a maioria das tecnologias revolucionárias, o recebimento da blockchain foi um de desconfiança por grande parte das instituições do setor financeiro. Isso aconteceu há mais de uma década.

De uns anos para cá, essa percepção passou por uma virada completa. O público geral, empresas, investidores e as próprias organizações do mercado das finanças viram que essa não era uma tendência passageira.

Atualmente, bancos centrais de vários países, grandes instituições financeiras e muitas empresas de investimento reconhecem e adotam amplamente a blockchain.

Multinacionais de outros setores também adotaram a blockchain para ajudar em suas necessidades financeiras.

Spotify usa blockchain para facilitar pagamento de direitos autorais

Em 2017, após ter um prejuízo de mais de 25 milhões de dólares decorrente de processos envolvendo o pagamento de royalties, o Spotify adquiriu a startup de blockchain Mediachain Labs para facilitar o desenvolvimento de acordos de licenciamento e identificação de direitos autorais. Anteriormente, o Spotify enfrentava dificuldades para verificar quais solicitações eram verídicas dentre o volume de dados que precisavam de validação. Direcionar o pagamento para esses artistas com a atribuição confirmada era outro desafio.

A segurança por trás da blockchain é um grande atrativo para o mundo das finanças

Já falamos sobre como criptografias complexas, validação descentralizada por supercomputadores, registros imutáveis, códigos únicos e outras características particulares tornam a blockchain o sistema com maior proteção contra fraudes, invasões e incidentes cibernéticos atualmente.

Na base para a evolução do mercado financeiro, é preciso ter confiabilidade e segurança.

Projetos inovadores, diferentes possibilidades para empreender e até a democratização de investimentos para um público mais amplo são possíveis quando há mais transparência e confiança entre os envolvidos.

Além disso, a garantia de transações mais seguras e proteção contra fraudes traz solidez para essas novas oportunidades, dando suporte para o crescimento financeiro de empresários e investidores.

Eficiência, simplificação de operações e otimização de custos também empolgam as organizações

Em 2023, a Ripple, rede americana de pagamentos digitais, em colaboração com o United States Faster Payments Council (FPC), levantou dados com profissionais do mercado financeiro de 45 países. O relatório concluiu que a blockchain pode ajudar instituições do setor a economizar aproximadamente US$10 bilhões até 2030.

Junto a economia de recursos, outros benefícios têm despertado a atenção dos negócios:

  • Facilidade e agilidade para processos de aquisição e registro de ativos financeiros
  • Mais oportunidades para aumentar a oferta de produtos/serviços alternativos
  • Suporte para criar contratos mais fortes, com menor risco de quebra ou invalidação

É assim que podemos entender porque cada vez mais empresas buscam ampliar suas operações para explorar as possibilidades da blockchain.

A Kla Invest usa a tecnologia blockchain em todas as suas operações

Segurança, transparência e rastreabilidade são primordiais para nossa atuação. Registramos nossas transações pela blockchain através de smart contracts, assegurando todos os nossos projetos de crowdfunding e NFTs de serviço.

Adicionar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.